Por Assessoria | Postado em: 11/10/2017
Secretária de Saúde explana sobre ações do setor em reunião de diretoria da Acimacar

Na manhã de terça-feira (10), a secretária de Saúde do município, Marciane Specht, participou da reunião da diretoria a convite da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

Acompanhada do prefeito, Marcio Rauber, e do diretor do Hospital Municipal Dr. Cruzatti, Hélio Oliveira, a secretária teve a oportunidade de apresentar ações desenvolvidas nesses 10 meses de gestão e apresentar projetos futuros que estão sendo formatados ou já colocados em prática, como também, ouvir sugestões e trocar ideias com os diretores da entidade.

Dentre os assuntos considerados mais polêmicos, Marciane destacou a decisão do município de não abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo ela, embora a estrutura esteja pronta, a compra de equipamentos, a contratação de profissionais e a manutenção do funcionamento teria um custo superior a R$ 500 mil. A proposta era uma gestão compartilhada com a microrregião, que usaria dos serviços, mas apenas uma das cidades mostrou-se favorável em colaborar, resultando na impossibilidade de continuar as tratativas de instalação da UPA.

Diante disso, Rauber ressaltou que a estrutura será comprada do governo e utilizada como Posto de Saúde Central.

Tanto a secretária como o prefeito ressaltaram os 93 nascimentos de bebês na cidade desde a implantação de partos, em junho, no Hospital Municipal. Além disso, comentaram que até o momento já foram realizadas 23 cirurgias ginecológicas.

O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, enfatiza que os encontros com as secretarias são válidos e importantes para um trabalho conjunto em prol da cidade. “Percebemos que a administração pública está tentando vencer as dificuldades, capacitar, planejar e atender as necessidades da população conforme as possibilidades”, diz.

Da mesma forma, a secretária afirma que o encontro foi produtivo para apresentar um diagnóstico do setor.  “Foi muito positivo compartilharmos as ações implementadas, pois muitas vezes a população e os empresários não conhecem o trabalho que estamos desenvolvendo. É um momento de explicação, abertura de questionamentos e, em especial, aproximação, para que ideias surjam e somemos forças. Afinal, nosso foco é oferecer o melhor atendimento possível”, pontua.

Dia da Saúde

A secretária também destaca o trabalho em parceria com o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária nas ações da campanha ‘Um Toque pela Vida’ que englobam o Dia da Saúde, nesse mês de outubro.

Previsto para o último sábado (07), a ação não aconteceu por completo em virtude da chuva, portanto, a segunda parte será realizada no sábado (14), na Praça Willy Barth. Das 14 às 17h, serão feitos exames de glicemia, pressão arterial, peso, altura e IMC, além de orientações sobre autoexame e a Caminhada Rosa.