| (45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
(45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
Por Assessoria: Leme Comunicação Integrada | Postado em: 07/10/2019
Conhecidos os vencedores do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor
Iniciativa da Acimacar coordenada pelo Cojem premiou 15 alunos dos nonos anos de colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon
Conhecidos os vencedores do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor

Foram conhecidos nesta sexta-feira (04), os cinco vídeos vencedores do 2º Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor, iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem).

Os finalistas do concurso foram Gabriela Luisa Osmarini, Maria Eduarda Muller Amorin e Milena Emanuele Bortolon, do Colégio Alfa Marechal; Murilo Felipe Frohlich Knebel, Nicolas Iago Moraes de Oliveira e Victor Bruno Luchtenberg, do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta; Leticia Vogt, Maryana Dorneles D’Avila e Taiza Sosmaier Leismann, do Colégio Evangélico Martin Luther; Emily Vitoria Walhbrinck de Souza, Marcela Gabriela Bertazzo Jaber e Monique Gabriele Galvão Francisco, do Colégio Estadual Marechal Rondon; e Ana Flavia Tiz Candelora, Nicoli Gabrieli Genovay e Luana Ferreira de Maia, do Colégio Estadual Paulo Freire.

Os estudantes participarão do maior evento de empreendedorismo do Paraná: o Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que acontece em 25 e 26 de outubro em Foz do Iguaçu. Eles serão acompanhados por diretores da Acimacar e membros do Cojem.

Além disso, os alunos farão um voo panorâmico de helicóptero sobre uma das sete maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu e, como novidade desta edição, também farão o Macuco Safari e uma visita ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

 

Empreendedorismo na comunidade

Além dos estudantes que participaram do concurso, acompanharam a cerimônia professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino, bem como diretores e colaboradores da Acimacar, patrocinadores do evento e autoridades municipais.

O presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira, ressaltou que a entidade, juntamente com o Cojem, já está em busca de parceiros para a realização da próxima edição do concurso, que foi incluído no calendário anual de ações da Acimacar. “Não queremos que este projeto esteja restrito aos alunos dos nonos anos, mas, sim, que ele alcance a todos os estudantes de todas as instituições, seus professores, seus pais e toda comunidade. Buscamos tonar o empreendedorismo um tema comum e conhecido por todos, sendo parte do cotidiano da população rondonense”, afirma.

A conselheira do Cojem e coordenadora do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor, Cássia Dresch, ressaltou que a participação dos estudantes neste ano foi maior do que na primeira edição do concurso. “Foram 79 grupos inscritos e, destes, 48 enviaram os vídeos para avaliação. Dos 15 colégios do município, 14 tiveram vídeos inscritos. Tivemos produções muito boas. É um resultado muito positivo e mostra que estamos conseguindo atingir e estimular mais jovens a entenderem o empreendedorismo e praticarem no seu cotidiano”, menciona.

O presidente do Cojem, Douglas Schütze, destaca que o projeto continuará sendo realizado pelo conselho, com apoio da Acimacar e que, para o ano que vem, já estão sendo planejadas ações a fim de ampliar a iniciativa. “É difícil falar de empreendedorismo nessa idade, mas devagar eles estão começando a entender, estamos encontrando a linguagem para que eles entendam. A cada ano buscamos uma nova forma de nos conectarmos a eles, então a ideai agora é voltar nas escolas, com as novas turmas, e fazer dinâmicas, passar uma manhã ou uma tarde trabalhando diretamente com eles”, pontua.

A vencedora do concurso Gabriela Luisa Osmarini, do Colégio Alfa Marechal, diz que todos os estudantes de sua turma que se motivaram a participar do projeto trocaram ideias, se apoiaram e incentivaram na produção dos vídeos. “Quando conhecemos o concurso, nós três ficamos motivadas para ganhar o prêmio e achamos que juntas conseguiríamos fazer um trabalho bem legal. Tivemos apoio da professora Kelly Dadalt e a troca de ideias com os outros colegas também foi muito produtiva. Amamos o resultado, que mostrou que nosso trabalho conjunto valeu a pena. Queremos agradecer a Acimacar e o Cojem pela iniciativa de fazer o projeto e parabenizar os demais grupos”, disse em nome de sua equipe.

A professora de Artes Letícia Haboski de Amorim Heck, do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta, instituição de ensino que teve o maior número de vídeos enviados, explica que trabalhou o empreendedorismo dentro de sala de aula para estimular os estudantes a aprenderem sobre o tema e participarem do projeto. “Em sala de aula aliei o conteúdo audiovisual da disciplina ao tema do concurso. Os alunos se empenharam em compreender sobre empreendedorismo porque não tem como fazer um vídeo sobre sem entender o que é. O projeto é muito interessante e positivo para os alunos e para as escolas também. No ano passado quando participei com meus alunos nem eu enquanto professora sabia o que era empreendedorismo, busquei conhecer mais sobre para orientar os alunos, então a iniciativa é inovadora, muito boa e deve ter continuidade”, compartilha.

 

Homenagens

Durante o evento, as Escolas Municipais de Marechal Cândido Rondon também foram homenageadas pelo desenvolvimento de iniciativas que buscam estimular o empreendedorismo entre as crianças.

As ações desenvolvidas ainda no Ensino Fundamental são essenciais para a formação das crianças e jovens, já que a educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, proporciona novos aprendizados e fortalece o espírito de coletividade.

Receberam o reconhecimento da Acimacar as escolas municipais Ana Paula, Antônio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Érico Veríssimo, Jean Piaget, Osvino Carlos Weirich, 25 de Julho, 25 de Março, Waldomiro Liessen, Costa e Silva de Margarida, Floriano Peixoto de Iguiporã, Julia Wanderley de Novo Horizonte, Comandante Luiz Augusto Moraes Rego de Porto Mendes, São João Batista de Novo Três Passos, São Roque e Almirante Barroso de Curvado.

Da mesma forma, os colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon também receberam o reconhecimento por acreditarem e apoiarem o projeto, incentivando seus alunos a participarem.

Foram homenageados os colégios estaduais Antônio Maximiliano Ceretta, Dealmo Selmiro Poersch de São Roque, Eron Domingues, Frentino Sackser, Margarida, Monteiro Lobato, Professor Nilso Franceski de Iguiporã, Novo Três Passos, Paulo Freire, Porto Mendes, Marechal Rondon, Zulmiro Trento de Novo Horizonte e os colégios particulares Martin Luther e Alfa Marechal.

 

Sobre o Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor

O projeto Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor nasceu em 2018, durante a celebração dos 50 anos da Acimacar, que tinha como uma das temáticas trabalhadas o empreendedorismo jovem.

Os alunos dos nonos anos dos colégios estaduais e particulares do município conheceram funcionamento e a importância da Associação Comercial para o município durante uma visita a entidade. Além disso, acompanharam uma palestra sobre o tema, a fim de despertar o espírito empreendedor nos jovens e para que compreendessem melhor o tema para produzir os vídeos a serem enviados no concurso.

Devido ao sucesso da primeira edição, em 2019 o projeto passou a ser coordenado pelo Cojem, que realizou visitas a todas as instituições de ensino apresentando o projeto e conversando com os alunos sobre o tema empreendedorismo.

Na Acimacar, cerca de 650 estudantes dos colégios estaduais da sede municipal, distritos e particulares participaram de uma palestra voltada para o tema empreendedorismo e inovação, ministrada pelo professor e palestrante Eduardo Berndt. Esta ação também teve foco em auxiliá-los na elaboração do vídeo para o concurso.

 

Patrocinadores

A realização da 2ª edição do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor é possível por meio do apoio dos patrocinadores Fomento Paraná e Serviço Social da Indústria (Sesi), além da parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE).

 

Sobre a Acimacar

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com 51 anos de história, é referência pelo número de associados: 1.891. Presidida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Leites de Oliveira, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em praticamente todas as demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

© 2019 Acimacar
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por