| (45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
(45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
Por Assessoria: Leme Comunicação Integrada | Postado em: 19/12/2019
Cadastro positivo pode reduzir juros e facilitar acesso ao crédito
Ferramenta permite ao empresário ter acesso a um banco de dados com o histórico de pagamentos dos consumidores, permitindo que empresas e financeiras conheçam o consumidor como crediarista
Cadastro positivo pode reduzir juros e facilitar acesso ao crédito

Desde novembro deste ano, os empresários e consumidores brasileiros passaram a ter mais uma importante ferramenta para a concessão de crédito: o Cadastro Positivo.

Diferentemente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que funciona como um Cadastro Negativo e aponta somente a situação atual de restrição ao crédito, o Cadastro Positivo é um banco de dados que apresenta o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores. “Ao invés de fazer o controle da visão negativa, quando o cliente é mal pagador, ele vai mostrar os bons pagamentos, que é a grande maioria dos consumidores de crédito. Ao invés de trabalhar o pouco percentual de devedores, o Cadastro Positivo trabalha o grande potencial de bons pagadores”, detalha o vice-presidente de Informações Cadastrais e Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Eduardo Berndt.

O vice-presidente da Acimacar esclarece que a ferramenta já existe há muitos anos, principalmente na Europa. “O Brasil é o último país dos BRICS a adotar o cadastro positivo na concessão de crédito”, menciona.

Trata-se de um serviço gratuito em que todos têm direito de participar. O objetivo é possibilitar aos consumidores acesso ao crédito com mais facilidade e juros menores, de acordo com a análise das empresas credoras. “São ofertadas condições à pessoa que não tem facilidade de comprovação de renda, pessoas não bancarizadas ou que não tem como comprovar e atender as exigências das empresas para acessar o crédito”, menciona o vice-presidente da Acimacar.

O Cadastro Positivo é um cadastro de bom pagamento, desde as contas mais básicas até as mais complexas, que oferecerá informações suficiente para empresas e financeiras para que conheçam o consumidor como crediarista.

As informações do histórico de pagamentos dos consumidores que constarem no Cadastro Positivo serão utilizadas única e exclusivamente para subsidiar a análise de crédito.

 

Funcionamento

O cadastro emitirá uma pontuação indicativa de uma nota de crédito de cada cidadão. Assim, os bancos e financeiras poderão fazer uma análise individualizada do risco de crédito de cada consumidor. Ou seja, poderão analisar quem costuma pagar as contas em dia e quem costuma ficar endividado.

Quem paga as contas em dia ganhará pontos. Quem costuma atrasar o pagamento de empréstimos, fatura do cartão, contas de serviços, etc., perde pontos. Os bons pagadores terão a possibilidade de negociar financiamentos de longo prazo com taxas de juros mais baixas.

 

Vantagens

Além de se tratar em um dado positivo dos consumidores, as principais vantagens do Cadastro Positivo são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros – de acordo com a análise de cada empresa –, e facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos. “Além disso, um dos grandes ganhos é o fato de estar se trabalhando com um dado positivo, e não negativo”, observa Berndt.

A expectativa é que o Cadastro Positivo democratize o acesso ao crédito incluindo pessoas que até então não tinham essa oportunidade.

 

Participação

Com o novo modelo, todos os consumidores passam a participar automaticamente do banco de dados, após as empresas fontes enviarem suas informações. O consumidor será notificado por e-mail, SMS ou carta informando que seu nome entrou no Cadastro Positivo.

O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet pelo site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105, bem como podem pedir a exclusão de seus dados caso não queira permanecer na base do Cadastro Positivo. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.

Assista o vídeo e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=mT4ZTZf3JjY.

 

Sobre a Acimacar

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com 51 anos de história, é referência pelo número de associados: mais de 1.900. Presidida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Leites de Oliveira, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em praticamente todas as demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

© 2020 Acimacar
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por