Núcleos
|
Os Núcleos Setoriais são grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, tendo como objetivo aproximar e promover o associativismo, além de favorecer o desenvolvimento das empresas do seu setor e da economia do seu município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Comercial, sendo em Marechal Cândido Rondon a Acimacar.
Os Núcleos Setoriais surgiram no Brasil em 1991, fruto de um projeto de cooperação entre Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina. O modelo alemão foi adaptado à realidade brasileira, permitindo, assim, trabalho mais participativo e orientado pela demanda dentro das entidades empresariais.
A partir dos resultados gerados, foi implementado o Projeto Empreender, parceria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), levando a ideia dos Núcleos Setoriais para todos os Estados da União.
Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial?
Empresas associadas à Acimacar. A empresa será considerada nucleada a partir da terceira participação consecutiva em reuniões do núcleo cumprindo o regimento interno de cada núcleo e deverá manter frequência mínima de 75%.
Se eu não sou associado da Acimacar?
A empresa não associada poderá conhecer a dinâmica do núcleo participando de até três reuniões antes de associar-se à entidade. Após essa fase, para continuar a participar do Núcleo Setorial a empresa deverá associar-se. O participante passará a ser integrante do núcleo contribuindo com o desenvolvimento do seu segmento.
Posso fazer parte de mais de um Núcleo Setorial?
Sim, a empresa associada pode participar de mais de um Núcleo Setorial.
Como posso contribuir para o fortalecimento do Núcleo Setorial?
Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no Núcleo Setorial, trazendo para discussões aspectos comuns aos segmentos e, em conjunto, encontrar soluções. Essas soluções fortalecerão o segmento, desenvolvendo a sustentabilidade dos negócios.
Há rodízio de tarefas e lideranças nos Núcleos Setoriais?
Sim. Os Núcleos Setoriais elegem anualmente um coordenador, que fica responsável junto com o Consultor do Núcleo Setorial em tomar frente aos trabalhos, envolvendo os nucleados no planejamento e trabalhando para que as ações efetivamente aconteçam. O coordenador pode se reeleger por mais de um ano ou integrar a diretoria.
O que é o Conselho dos Núcleos Setoriais?
O Conselho é também um Núcleo Setorial, sendo formado pelos coordenadores dos núcleos e tendo reuniões mensais. O conselho busca aproximar os Núcleos, gerando intercâmbio de informações, além de promover os Núcleos Setoriais para a comunidade.
Quais as vantagens dos Núcleos Setoriais?
O trabalho dos núcleos setoriais, além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base por meio da melhoria da representatividade, aumento do quadro social e, consequentemente, da receita da entidade empresarial local, crescimento de demanda por serviços da entidade, fortalecimento da cultura associativista, profissionalização do quadro funcional e participação proativa no desenvolvimento local e regional.
Além disso, proporciona o acesso a capacitação e consultoria, possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto, participação em feiras, missões empresariais, eventos com maior regularidade e menor custo, bem como ganho de qualidade produtiva e competitividade no trabalho do Núcleo Setorial.