Ontem (21), durante visita técnica da diretoria da Acimacar à unidade industrial de aves da Copagril, diretores da associação comercial e da cooperativa plantaram a muda de número 10.000 do projeto “2ª Árvore Nativa por Habitante – Espécies Nativas”. Iniciado em abril, o projeto marca os 45 anos da Acimacar e está promovendo o cultivo de cerca de 48 mil mudas, número equivalente ao total de moradores do município de Marechal Cândido Rondon. A estimativa é que 20 mil árvores já tenham sido plantadas até o final deste mês. Já a conclusão dos trabalhos está prevista para julho, durante as comemorações de aniversário do município.
Segundo o presidente da Copagril, Ricardo Chapla, a cooperativa “adotou” 12 mil mudas, as quais estão sendo plantadas em áreas próprias e também repassadas a associados, interessando em colaborar com o projeto. Como são mudas nativas, o foco principal é o cultivo das árvores na área rural do município, principalmente em margens de rios e locais próximos a nascentes de água.
Conforme o presidente da Acimacar, Josué Maioli, a campanha está tendo ampla aceitação da comunidade, interessada em colaborar. Ele enfatizou as parcerias com diversas entidades e empresas que estão auxiliando no plantio das árvores, algumas delas “adotando” milhares de mudas, como é o caso da Copagril. Maioli ressaltou que as mudas estão sendo fornecidas pela Itaipu Binacional. O projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas” conta com o apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e patrocínio do Sicoob e Sicredi.
Semana da Indústria
De outra, durante visita técnica à unidade industrial de aves da Copagril, os diretores da Acimacar conheceram o processo de abate, o qual passou por um amplo processo de modernização este ano, voltado principalmente para a maior automatização. Conforme o presidente da cooperativa, os investimentos nos novos equipamentos somaram R$ 12,7 milhões. “Novos investimentos estão previstos para breve, na ordem de aproximadamente R$ 17 milhões”, frisa Chapla.
Atualmente, o complexo avícola conta com 306 aviários, que garantem o abate de cerca de 14,4 milhões de aves/ano.
A visita à unidade fez parte da programação alusiva ao Dia da Indústria, comemorado no próximo sábado, dia 25.
---
CRÉDITO DA FOTO: Aqui Agora