A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, de Marechal Cândido Rondon está fazendo um alerta aos microempreendedores individuais de que na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, termina o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional. A declaração nada mais é do que um relatório dos serviços prestados pela empresa durante o ano de 2012.
A declaração não tem nenhum custo para o microempreendedor e pode ser feita na prefeitura, no Módulo Empresarial, junto a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, bastando apresentar as guias de prestação de serviço. É importante lembrar que a declaração anual é obrigatória e quem não a fizer poderá pagar multa e ter o CNPJ suspenso.
O chefe de gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio de Marechal Cândido Rondon Claudio Kohler, lembra que todas as empresas que se enquadram no MEI devem apresentar o relatório de atividades de 2012, mesmo aquelas abertas ao longo do ano e que não atuaram durante 12 meses.
As vantagens
Claudio Kohler alerta quanto ao prazo que vence na próxima quarta-feira lembrando que se a declaração não for feita dentro do prazo o MEI fica impedido de retirar as Guias de 2013, além da restrição no CNPJ, e até mesmo o impedimento de operar com linhas de crédito específicas para o setor.
O chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, observa que existem muitas vantagens em manter a empresa em dia, especialmente no que se refere à disponibilidade de linhas de crédito à disposição do microempreendedor individual.
Claudio Kohler informa que Marechal Cândido Rondon possui aproximadamente mil empresas legalizados recentemente através do MEI. Ele destaca as garantias e convida novos empreendedores para que ingressem no programa e aproveitem as vantagens da formalidade.
“Capacitação junto a Agência de Fomento que é o Bom Negócio Paraná, formalização em instituições financeiras, seguro Saúde através da Previdência Social, e aposentadoria, são algumas das vantagens da legalização”, conclui.