O empresário Sérgio Antonio Marcucci foi eleito por aclamação no sábado novo presidente da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Marcucci vai ocupar o lugar do arquiteto e empresário Mario César Costenaro. A posse festiva será no dia 6 de junho, a partir das 19h no salão social do Tuiuti Esporte Clube, em Cascavel. Na ocasião, o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, será agraciado com a Comenda Hylo Bresolin.
Fundada há 38 anos, a Caciopar é a mais antiga e a maior das 12 coordenadorias ligadas à Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. A missão da coordenadoria é representar as 48 Aces do Oeste, defender os interesses da livre iniciativa e trabalhar por projetos e ações que possam continuamente melhorar a estrutura e a logística de uma das regiões que mais produzem no Brasil.
Já na condição de presidente eleito, Marcucci informou que a Caciopar é o reflexo da participação e da decisão de empresários e de empreendedores de participarem e somarem em favor do associativismo. “Fazemos parte de uma entidade que é unida pelo bem-comum, resultado do empenho de pessoas que honorificamente dedicam o seu tempo, o seu trabalho e o seu conhecimento pela construção de uma região ainda melhor a todos. Temos vários projetos em andamento e precisaremos da ajuda de todos”, afirmou Marcucci.
Sérgio Antonio Marcucci é natural de São Paulo. Ele tem 44 anos é casado e pai de uma filha. Marcucci mora em Marechal Cândido Rondon há 20 anos. Ele é empresário do ramo de papelaria e cafeteria. Participa do movimento da cooperação empresarial há 20 anos e foi presidente da Acimacar na gestão de 2008. Sérgio Marcucci participa como diretor da Caciopar há seis anos. Também é membro do Conselho Superior da Faciap (secretário).
Uma das marcas da gestão da nova diretoria da Caciopar será elencar projetos estratégicos para o Oeste e apresentá-los aos candidatos que disputarão cargos nas eleições de outubro. “Queremos o compromisso deles pelas grandes causas da região”, conforme o presidente eleito. O novo vice-presidente eleito é o empresário Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, ex-presidente da Acisa, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena. Já a segunda vice-presidente é Elizangela Kuhn, ex-presidente da Acifi, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu.
União
Embora reconheça e ressalte o papel da Caciopar, o presidente Mario Costenaro, que deixará o cargo em 6 de junho, informa que a região ainda precisa aprimorar ações em favor do Oeste. Ele citou o Aeroporto Regional, que considera uma urgência às intenções de crescimento dessa fração do Estado, como um exemplo da falta de foco, de visão e de ação conjunta de alguns.
“Precisamos de toda força possível para vencer obstáculos. E chega de promessas não cumpridas”, disse Mario, ao se referir àqueles que deveriam comandar o processo de transformações da região, mas que não assumem devidamente as suas responsabilidades. O Oeste não precisa de heróis ou salvadores da pátria, somente de pessoas que de forma comprometida ajudem a trabalhar e alçar a região a um novo estágio no seu processo de crescimento, ressaltou ele.
Agradecimentos
Os ex-presidentes da Caciopar, Guido Bresolin Júnior e Khaled Nakka, agradeceram à dedicação de Mário e de sua diretoria em favor das causas do Oeste. “A Coordenadoria cresceu muito e se fortaleceu nesses dois anos. O trabalho dos empresários tem sido decisivo para que, gradualmente, as grandes lutas de uma comunidade inteira possam ser atendidas”.
A assembleia de sábado na Acimacar em Marechal Cândido Rondon também abriu espaço à prestação de contas, apresentação e aprovação do orçamento da futura gestão e à leitura das principais atividades da diretoria que entregará o cargo no próximo dia 6 de junho. Várias autoridades políticas participaram do encontro, entre eles os deputados estaduais Elio Rusch e Ademir Bier, o federal Alfredo Kaefer e o prefeito de Rondon, Moacir Froelich.