A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com a Federação das Indústrias (Fiep) e o Governo do Estado, começa a articular para o segundo semestre deste ano, a realização do maior evento no Estado para ampliar os negócios com o mundo árabe. A idéia é reunir, durante três dias do Seminário Árabe, representantes dos 22 países quem compõem esse mercado. Já estão planejadas rodadas de negócios, feira com capacidade de 40 stands em formato de tendas, exposição cultural - roupas, obras de arte, música, comidas típicas e objetos diversos. Esta semana, o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, iniciou as visitas às embaixadas árabes, em Brasília.
De acordo com o Instituto da Faciap para Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), 2006 revelou a grande potencialidade do mercado árabe para os bens exportados pelo Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, as exportações brasileiras para esses países cresceram mais do que as exportações do Brasil para todo o mundo. Se comparado ao ano de 2005, as exportações aos países árabes cresceram 28,13% em 2006, frente um crescimento de 16,20% para o mundo. Em valor, o Brasil exportou US$ 6,672 bilhões aos países árabes no ano de 2006.
As importações brasileiras dos países árabes também registraram seu maior valor, alcançando um total de US$ 5,369 bilhões. A redução do preço do barril de petróleo a partir de meados do ano de 2006 fez com que o crescimento das compras brasileiras apresentasse um comportamento um pouco mais tímido ao longo do ano, fechando 2006 com um crescimento de 1,08%, frente o ano de 2005.
O mundo árabe é formado pelos seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kuaite, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria,Somália, Sudão, Tunísia.
Outras informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3259-3050, no MSN: ippex_atendimento@hotmail.com ou no e-mail:eventosippex@faciap.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faciap – 20/06/2007