Representantes do empreendedorismo e da política paranaense reuniram-se nesta quarta-feira, 12, em Foz do Iguaçu, para discutir temas voltados à competitividade das Micro e Pequenas Empresas. A XVII Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) teve início pela manhã, no salão nobre do Hotel Mabu Thermas & Resort. Dentre os pronunciamentos de representantes do setor, a mulher e o jovem empresário foram o destaque da vez.
Com o objetivo de aumentar a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada, o evento, que ocorrerá até o dia 14, visa fortalecer os negócios de pequenos empresários, bem como, o desenvolvimento sócio-econômico do estado. “Falando em negócios, não podemos esquecer o importante papel desempenhado pelas mulheres, que a cada dia aumentam sua consciência e participação em causas sociais e investimentos empresariais”, lembrou a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Anália Nasser. “Estimular o desenvolvimento da mulher no setor empresarial, visando maior representatividade no setor político-empresarial, é derrubar barreiras e preconceitos, provando o potencial feminino”, completou a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Maria Auxiliadora Lopes.
O jovem empreendedor também foi citado como fonte de inovação e fortalecimento do setor. “Nosso desafio com o sistema corporativista é grande. Ética, transparência e pluralidade são prioridades”, afirmou Marcos Dombrowski, presidente do Conselho Estadual do Jovem Empresário (Conjove), reforçando as palavras do presidente nacional do órgão, Pedro Fiúza, que lembrou os três pilares da Conaje: capacitação, representatividade e representação.
Ardisson Naim Akel, presidente da Faciap, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento econômico do Paraná e de seus empresários. “Hoje traremos a experiência de grandes nomes, capazes de transformar seus negócios em exemplos de empreendedorismo. Na troca de experiências, tão enriquecedoras, sairemos mais qualificados para o desenvolvimento pessoal e profissional”.
A primeira grande experiência de sucesso exposta na Convenção foi a história de Miguel Krigsner, presidente de O Boticário. O empresário destacou o início dos investimentos na marca, as dificuldades de mercado, os desafios e ousadias necessários, e a importância da valorização humana e da responsabilidade social. “Para alavancar uma empresa é essencial a inovação permanente e o reinvestimento constante”, disse ele, lembrando que a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com 2,4 mil lojas no Brasil e pontos-de-venda em 20 países, começou com apenas 27 funcionários. “Hoje, temos 1,2 mil colaboradores diretos e 12 mil indiretos. Destes, 68% são mulheres, sendo 17 nos cargos de gerencia e diretoria, o dobro da média nacional”, revelou Krigsner, justificando assim o tema de sua palestra: Uma empresa com alma feminina.
Fonte: Assessoria de Comunicação Faciap 12/09/07
LEGENDA FOTO: Integrantes do Cojem de Marechal Cândido Rondon, na convenção da Faciap.