Jardim de cata-ventos homenageia Grupo de Apoio Elis Regina
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Assim como outras cidades mundo afora, Marechal Cândido Rondon ganhou uma decoração especial durante o mês de outubro, baseada na cor rosa. Isso porque é durante este mês que celebra-se em todo o mundo a campanha Outubro Rosa, que busca alertar a população sobre a importância do autoexame das mamas e do diagnóstico precoce de câncer de mama para aumento das chances de cura.

Em Marechal Cândido Rondon, a campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida é coordenada pelo Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.

No último sábado (03), membros da diretoria da Acimacar, conselheiras do Conselho da Mulher Empresária e participantes do Grupo de Apoio Elis Regina realizaram uma intervenção artística em frente à sede da entidade: um jardim de cata-ventos cor de rosa. “Além das ações que envolvem a venda de máscaras e arrecadação de leite longa vida para doação ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), bem como uma live que acontecerá no fim deste mês, a intervenção artística do jardim de cata-ventos lembram a importância da campanha e seus objetivos, bem como homenageiam as mulheres que integram o Grupo de Apoio Elis Regina”, explica a coordenadora da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, Maira Ludwig Rossetto.

O jardim de cata-ventos está localizado em frente à sede da Acimacar.

Maira explica que a escolha do símbolo tem relação com a representatividade do cata-vento. “Ele simboliza o movimento e gera energia, que inspira amor e esperança”, detalha.

 

Dez anos

Nestes dez anos de campanha, compartilha Maira, a cada edição pode ser observado um crescimento no envolvimento da comunidade à campanha, que desde o início participa ativamente de todas as ações desenvolvidas pelo Conselho da Mulher Empresária. “A cada edição que realizamos nos empenhamos para que o propósito da campanha seja alcançado: chamar a atenção para a importância do autoexame e do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura.

Desde a primeira edição da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida, o Conselho da Mulher Empresária recebe diversos depoimentos e relatos de mulheres que foram incentivadas pelas ações do conselho a realizar o autoexame e buscar tratamento. “Foram vários os relatos que recebemos de mulheres que conseguiram o diagnóstico precoce e hoje estão curadas. Quando ouvimos esse tipo de depoimento, temos a certeza de que nosso esforço vale a pena e de que estamos no caminho certo”, complementa.

 

Grupo de Apoio Elis Regina

Criado em 2014, o Grupo de Apoio Elis Regina atualmente conta com 53 participantes. Ele surgiu com o nome “Um Toque Pela Vida”, por estar ligado diretamente à campanha do Conselho da Mulher Empresária.

A mudança do nome do grupo aconteceu para homenagear sua criadora, Elis Regina dos Santos Schwingel. “Ela faleceu em março de 2016, após lutar bravamente contra o câncer de mama, deixando uma linda história coragem, determinação e amor”, conta a coordenadora do Grupo de Apoio, Vanusa Schulz Ceruti.

O primeiro encontro do grupo aconteceu na sede da Acimacar, por meio de um convite aberto a todas as mulheres que enfrentavam algum tipo de câncer. “Na época, Elis usou a seguinte frase no convite: ‘Às vezes uma mulher que descobre a doença precisa primeiro ser abraçada e ouvida’. Este tornou-se o propósito do grupo desde a primeira reunião, acolher quem está passando ou já passou por essa doença”, menciona.

Respeitando as regras de distanciamento social e não aglomeração para evitar a propagação do Covid-19, no momento o Grupo de Apoio Elis Regina não tem realizado os encontros presenciais, que normalmente aconteciam uma vez ao mês. “Nesses encontros, podemos falar, ouvir, compartilhar experiências e tirar dúvidas, rir e nos divertirmos. Muitas vezes temos convidados que trazem uma palestra e sempre procuramos ajudar alguém que esteja precisando”, diz Vanuza.

Por meio de um grupo no Whatsapp, as mulheres mantém-se unidas neste momento de distanciamento social, continuando o apoio mútuo e a troca de experiências. “Se alguém tem alguma dúvida sobre reações que está tendo ou alguma dúvida, ela posta no grupo e logo tem a resposta de outras dizendo que é normal, que também tiveram. Este grupo serve para compartilharmos experiências e animar umas às outras”, detalha.

 

Luta contra o câncer

Vanusa também já enfrentou a doença. Ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama em setembro de 2017. “Foi a pior notícia da minha vida, especialmente por não ter histórico na família. Fui pra casa e cai de joelhos diante de Deus. Não consegui falar nada, só chorar, porque o sentimento que eu tinha era de morte. Infelizmente temos a visão de que câncer é uma sentença de morte”, compartilha.

No mês seguinte ao diagnóstico, Vanusa realizou a cirurgia para retirada do tumor. Um mês depois, iniciou a quimioterapia. “Quando meu cabelo começou a cair, fiquei decepcionada. Logo que descobri o câncer eu cortei meus cabelos, esperei cair um pouco e ficar bem ralo porque minha filha mais velha não queria que eu raspasse, mas não teve jeito. Foram as minhas filhas que cortaram, uma de cada lado para não ter briga, e meu esposo raspou o restante”, relembra.

Após os ciclos de quimioterapia e radioterapia, muitos momentos de conversas com Deus, reflexão e luta, Vanusa venceu a parte mais árdua da batalha contra o câncer e hoje ajuda outras pessoas que passam pela doença. “Não foi fácil, mas o câncer me transformou em alguém melhor. Aprendi a viver um dia de cada vez, a vencer uma dificuldade de cada vez, a orar mais e melhor, a realmente viver pela fé, a valorizar todo dia como sendo um presente especial”, conclui Vanusa.

 

Programação

Para relembrar a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura, as ações do Conselho da Mulher Empresária neste ano celebram os dez anos da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida.

21/09 – Início das vendas de máscaras comemorativas ao valor de R$ 10 – Sandra’s Confecções, Raquel Malhas e Marcelo Uniformes

10/10 e 17/10 – Blitz nos supermercados rondonenses para arrecadação de leite longa vida, das 8h30 às 18 horas

19/10 – Entrevista com o diretor de Relações Públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger, no Picolo Esporte Clube, às 7h30, com transmissão pelo Facebook. Serão abordados aspectos gerais sobre o câncer de mama e importância do diagnóstico precoce, bem como sobre o trabalho da Uopeccan na região Oeste do Paraná

23/10 – “Live do Bem” marcando o encerramento da campanha “Outubro Rosa – 10 Anos”, com uma retrospectiva das ações do movimento Um Toque Pela Vida, apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e da dupla Douglas e Ana Paula. A transmissão acontecerá pela página do Facebook do Paraná Mídias TV, Picolo Esporte e Notícias e dos parceiros Acimacar, Uopeccan e OutubroRosa.MCR

 

Sobre a Acimacar

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com 52 anos de história, é referência pelo número de associados: mais de 1.900. Presidida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Leites de Oliveira, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em praticamente todas as demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.


Por Assessoria de Imprensa Acimacar
Publicado em 05/10/2020 - 15:03
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento