"O jovem diante de um mundo cada vez mais tecnológico e o envolvimento dele com o associativismo empresarial". Essa foi a tônica do Summit Caciopar Jovem 2022 realizado no último sábado (05), na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
Organizado pela Caciopar Jovem em parceria ao Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) de Marechal Cândido Rondon, Faciap Jovem, entre outros parceiros, o evento contou com a participação de 65 inscritos, diretores e integrantes de conselhos e núcleos de jovens empreendedores de cidades do Oeste e de outras regiões do Paraná.
O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Flavio Gotardo Furlan, participou do encontro e falou da importância da realização de um evento com essas características. “A participação dos jovens empreendedores no mundo dos negócios tem sido determinante em uma nova era, bastante alicerçada na tecnologia e na inovação. Esse evento mostra essa forte veia desses novos empresários e também da necessidade de fazer com que um número maior deles participe do movimento associativista”, mencionou Furlan.
A presidente da Acimacar, Carla Rieger Bregoli, deu boas-vindas a todos os presentes e destacou as contribuições dos jovens no cotidiano das empresas e das entidades empresariais.
Já o diretor da Caciopar Jovem, Rafael Eduardo Pelin, agradeceu a presença de todos e ressaltou o papel dos jovens empreendedores em uma época de tantas mudanças e novidades. Ele falou do sistema associativista, de sua composição e da abertura cada vez maior de espaço à participação dos jovens, inclusive com assento nas diretorias das Associações Comerciais. “Dentro das associações comerciais e de coordenadorias como a Caciopar é possível estreitar relacionamentos muito interessantes, valorizando principalmente a troca de conhecimentos e de informações de pessoas com vivências de mundos diferentes e em um ambiente em que todos somam pelo fortalecimento das empresas e de suas comunidades”, ressaltou Pelin.
Os conselhos e núcleos de jovens empresários, comentou ele, são a porta de entrada dos jovens no cotidiano do movimento associativista empresarial, que desempenha atuação de protagonismo nas mais diferentes lutas de interesse de empresários e empreendedores.
Cases de sucesso
O diretor do Biopark, Paulo Victor de Almeida, falou sobre a estruturação de um dos maiores complexos de inovação e tecnologias da América do Sul na cidade de Toledo. Em uma área de cinco milhões de metros quadrados, às margens da rodovia entre Toledo e Palotina, ganha forma uma estrutura que terá, entre outros propósitos, o de formar uma nova geração de pesquisadores, que é um dos grandes objetivos dos fundadores Carmem e Luiz Donaduzzi.
Almeida falou do ambiente, das universidades e da forte presença de startups dos mais diferentes segmentos da inovação no local. “Empresas de nove países já possuem áreas dentro do complexo e vão se instalar no Biopark”, disse.
Em seguida, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Acimacar, Mairus Gruber, e o membro do Cojem, Cristian Diehl, apresentaram o case Ecommerce Móveis Gruber, uma empresa de Marechal Cândido Rondon que consegue projeção em várias regiões do Brasil. Eles abordaram os temas de planejamento, perspectivas e estratégias, unindo inovação e tecnologia nos negócios da empresa, que cresce a índices considerados impressionantes.
Sobre a Acimacar
Com dois mil empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 53 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela farmacêutica Carla Rieger Bregoli, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.