O objetivo foi apresentar problemas que os veículos podem apresentar durante o dia a dia. Além de conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva, como: troca de pneus, troca de óleo, filtros de ar e óleo, dicas de manutenção.
Em forma de circuito, as participantes se dividiram em grupos para receber as orientações sobre cada tema específico. As mais de 65 participantes puderam conhecer os tipos de suspensão e pneus, cuidados com o ar-condicionado, funcionamento dos freios, do câmbio, motor, óleos lubrificantes e o principal pedido das mulheres, realizar a troca de pneus.
As instruções foram dadas pelos profissionais das mecânicas e auto elétricas do Núcleo Automotivo.
Esses conhecimentos trazem muita independência, foi o que explicou a participante, que é funcionária de um posto de combustíveis. Segundo Celaine Schimidt, “Nós acabamos tendo pouco menos conhecimento sobre os carros. Hoje pude aprender um pouquinho de cada área e isso nos faz cada vez mais independentes. Agora vou poder colocar estes conhecimentos em práticas até com os clientes que eu atendo.” disse Celiane.
Para o coordenador do Núcleo Automotivo da ACIMACAR, Charles Paradzinski, esta iniciativa é fundamental para que as mulheres entendam sobre o funcionamento dos veículos. “Fizemos questão de separar todos os componentes para facilitar o aprendizado. E este conhecimento vai ajudar as mulheres do curso a identificar algum problema com o carro e realizar a manutenção se aparecer algo fora do normal. Isso vai diminuir o custo.”, explicou.
Além do empoderamento e capacitação, o curso teve também responsabilidade social. Cada participante doou um quilo de alimento não perecível durante a inscrição, e os alimentos arrecadados serão doados para o Asilo Lar Rosas Unidas. Ao final do curso houve entrega de brindes das empresas parceiras: Sicredi Aliança PR/SP, Sicoob Confiança e Bianchi.