Representantes da imprensa de Marechal Cândido Rondon participaram, na manhã de hoje (20), de um encontro na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar). Na ocasião, foi apresentada a programação festiva alusiva aos 40 anos de fundação da entidade. O presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, e o empresário Legário Gilberto von Mühlen (Beto), responsável pela coordenação do trabalho, falaram sobre o que está sendo planejado para abril de 2008, mês de aniversário da Acimacar.
Conforme Beto, a programação será bastante ampla e abrangente em diversos setores, sendo que o prazo limite para que tudo esteja definido é até final deste ano. Por isso, segundo o coordenador, a entidade está recebendo sugestões e qualquer entidade ou empresa que queira ser parceira pode procurar a comissão organizadora do evento. Além disso, o que foi apresentado à imprensa pode passar por alterações.
Programação
A programação festiva inicia no dia 07 de abril de 2008, com um encontro no auditório da entidade, reunindo ex-presidentes, fundadores e a diretoria atual, dentre outros. Após o encontro, os fundadores da Acimacar, bem como autoridades municipais, farão o plantio de 40 ipês, número alusivo ao aniversário da entidade. Para a parte da noite, a comissão organizadora pretende trazer para Marechal Rondon a Orquestra Sinfônica do Paraná, que se apresentaria tanto no dia 07 como no dia 08 de abril, dia da fundação da Acimacar.
Para o dia 11 de abril está previsto um jantar festivo no Centro de Eventos, oportunidade em que haverá diversas homenagens. Durante a noite haverá o lançamento de um livro sobre os 40 anos de fundação da Associação Comercial e em seguida um grande show. Há a possibilidade ainda de acontecer a assinatura de convênios e o lançamento da Campanha de Natal.
Fórum Empresarial
Em relação ao Fórum Empresarial, de acordo com Beto, o evento deve iniciar no dia 09 de abril e contará com três palestrantes de renome, que já estão sendo contatados. Entretanto, diferente das outras edições, em que o Fórum Empresarial era realizado durante três dias seguidos, para 2008 está previsto acontecer uma palestra por semana.
Concurso de redação
A comissão organizadora vai realizar um concurso de redação que envolverá alunos do Ensino Fundamental e Médio. As categorias avaliadas serão de 1ª a 4ª séries, de 5ª a 8ª séries e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A redação terá como tema “Acimacar 40 anos” e a comissão responsável pela avaliação será composta por integrantes da Secretaria Municipal de Educação e professores ligados à área. “A premiação será muito boa. Queremos iniciar o concurso de redação em fevereiro, para que em março sejam escolhidos os melhores textos, que serão divulgados no jantar festivo e estarão no livro que será lançado. Queremos fazer com que os alunos pesquisem e conheçam o que é a Acimacar”, explica Beto.
Demais atividades
A comissão organizadora também planeja a realização de atividades esportivas, que seriam organizadas pelo Sesc. Segundo o coordenador, a Acimacar conta atualmente com cerca de 900 empresas associadas, o que representa em torno de oito mil pessoas se for levar em conta os colaboradores. “Queremos incentivar a prática esportiva”, comenta.
Além disso, segundo o empresário, haverá um concurso para a escolha do selo comemorativo dos 40 anos, o qual será igualmente apresentado no jantar festivo programado para o dia 11 de abril. “Também queremos coletar diversos materiais da atualidade e depositá-los em uma urna, que será aberta daqui a 20, 30 anos”, menciona.
Projeto ecológico
Um dos projetos mais audaciosos da Acimacar para comemorar os 40 anos é voltado ao meio ambiente. Conforme Beto, a entidade quer fazer o plantio de uma árvore por habitante. Em contato com a Itaipu Binacional, esta já se prontificou a disponibilizar as 44.436 mil mudas de ipês, de cinco cores diferentes. “Queremos plantar os ipês na cidade, nos bairros, nos distritos... Queremos também criar a ‘Rodovia dos Ipês’, entre Rondon e Porto Mendes, mas dentro da legalidade e naquilo que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) autoriza. É um projeto audacioso, mas queremos deixar o município mais bonito e arborizado. Pretendemos proporcionar boa qualidade de vida à população, ainda mais que o assunto aquecimento global e a importância da preservação do meio ambiente estão em alta”, destaca, acrescentando que existe também a intenção de criar o Bosque dos Ipês, sendo que falta a confirmação de onde estará situado. “Qualquer entidade que queira ser parceira pode nos procurar. Queremos buscar parcerias. O projeto não é da Acimacar, mas, sim, do município como um todo”, ressalta.
LEGENDA:
Os representantes da imprensa participaram de um café da manhã com o presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, e o empresário Gilberto von Mühlen, que explicou o que está sendo planejado para o mês de abril de 2008