Lançada no dia 21 de setembro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, a programação da Campanha Outubro Rosa será encerrada nesta quarta-feira (26) no município, com um Desfile de Modas com bufê de tortas e doces, a partir das 19 horas, no Espaço Happy Day, à Rua Dom Pedro I, ao lado do Colégio Rui Barbosa.
Serão apresentadas novidades em moda das Lojas Silva, Sandra’s Confecções, Farol Modas, Angélica Joias e Elegance Calçados Multimarcas, empresas parceiras da realização do evento.
As modelos serão as mulheres do grupo de apoio, que estarão na passarela como sinônimo de superação, provando que o câncer de mama tem cura e que o melhor remédio é a prevenção com o diagnóstico precoce.
Segundo Ivone Barbosa, que preside o Conselho da Mulher Empresária, entidade promotora do Outubro Rosa, há poucas fichas à venda para o Desfile de Modas desta quarta-feira.
Ela destaca ainda que quem ainda não adquiriu as camisetas e bolsas da campanha ainda poder fazer, já que ao comprar estes itens estará ajudando financeiramente no tratamento ao câncer feito pela Uopeccan.
Para o Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estimou 66.280 novos casos novos de mama para cada ano do triênio 2020-2022, uma incidência de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres residentes no país.
Em todo o mundo, o câncer de mama é o mais frequente entre a população feminina e, de acordo com o Inca, não existe somente um fator de risco para a doença, no entanto, a população dos 50 anos é considerada mais suscetível a desenvolver a doença.
Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de câncer de mama são fatores genéticos, fatores hereditários, além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes.