Sebrae realiza capacitações com o Empretec, no oeste do Paraná
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Empreendedores da região oeste do Paraná terão acesso a conteúdos voltados ao planejamento e monitoramento, riscos calculados, busca por oportunidades, entre outras iniciativas. Essa oportunidade, que elenca comportamentos empreendedores definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalhados pelo Empretec, serão levados aos empresários de Toledo (entre os dias 19 a 24 de junho), Foz do Iguaçu (10 a 15 de julho) e Cascavel (21 a 26 de agosto). 

Os interessados devem se programar com antecedência. De acordo com o consultor do Sebrae/PR Willian Braga Tomaz, a participação no programa começa antes das datas confirmadas. 

“O Seminário é de imersão e tem uma programação bastante intensa e, por isso, sempre avaliamos e orientamos a participação do empreendedor antes da sua aprovação. Sendo assim, quem tem interesse em participar, deve entrar em contato com os nossos escritórios e agendar a entrevista de avaliação que é gratuita. Quanto antes isso realizado, mais cedo será confirmada a sua vaga”, explica Willian.

Para quem participou, o programa é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional, como conta o empreendedor Rafael Kissel, de Cascavel. 

“Tive a oportunidade de participar em 2015. No programa, aprendi muitas coisas sobre empreender, criar ideias, gestão, vendas e cobrança. Após o Empretec, abri mais dois negócios, um no setor da sustentabilidade e outro no ramo de tabacaria. Negócios que trouxeram resultados, inclusive financeiros”, conta Rafael. 

Para a empreendedora Nara Maria Kirch, de Toledo, o programa provocou mudanças de comportamento como empresária. 

“Percebi que todos nós que empreendemos passamos por dificuldades muito parecidas. Eu sempre tive a impressão de que na minha empresa estava tudo errado. Vi que isso acontece em diversas outras empresas e que pudemos melhorar a partir das atividades do curso, que nos incentivaram a agir com pensamento de empreendedor”, afirma Nara. 

Metodologia
O Empretec é composto por 60 horas de capacitação divididas em seis dias consecutivos de imersão. O participante é desafiado em atividades práticas que irão trabalhar as dez características empreendedoras levantadas pela ONU, oportunizando a vivência de fortes mudanças comportamentais, revisão de conceitos e atitudes, além da preparação para a vida e o mercado de trabalho. 

De acordo com Willian, o Empretec é uma oportunidade única na vida do empreendedor. 

“Ele só pode ser feito uma vez. Por isso, os critérios para saber se o momento é, ou não, o mais adequado, são seguidos à risca. É um treinamento que exige muita dedicação dos participantes, mesclando teoria e prática de uma forma imersiva”, acrescenta o consultor do Sebrae/PR. 

Inscrições
A pré-inscrição, pode ser realizada no Ponto de Atendimento ao Empreendedor na Acimacar, pelo fone (45)3284-5707, ou diretamente com os escritórios do Sebrae/PR. Em Toledo, o telefone é o (45) 3227-4200;  em Foz do Iguaçu, o telefone é o (45) 3521-5300; e em Cascavel o contato é o (45) 3321-7050.

Comportamentos empreendedores
Durante o Empretec, são trabalhados comportamentos como: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.


Por Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Publicado em 10/04/2023 - 13:14
Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade da classe empresarial rondonense que congrega pessoas jurídicas e físicas de todos os setores da atividade econômica: agricultura, pecuária, comércio, indústria e profissionais liberais. Não possui fins lucrativos e sua diretoria exerce seus serviços gratuitamente. Seu maior objetivo é a defesa dos interesses de seus associados e a prestação de serviços para o desenvolvimento das empresas filiadas.
Tecnologia e desenvolvimento