Seja como pessoa física ou pessoa jurídica, empresários, profissionais liberais ou funcionários públicos e empregados em geral podem fazer a sua parte na responsabilidade social em Marechal Cândido Rondon ao colaborar com os projetos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Ou seja, quem tem o Imposto de Renda (IR) retido na fonte, ou paga imposto na declaração, pode colaborar com os projetos locais do Conselho Municipal, que visam trazer melhores condições de vida aos mesmos, ao destinar parte do tributo para a entidade.
Segundo a presidente da Associação Civil de Responsabilidade Social (Amparo), Marlise Ricardi, os contribuintes pessoa física podem destinar até 6% do IR e pessoa jurídica 1% ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Com isso, em vez de pagar o imposto na sua totalidade para o governo, o contribuinte destina parte do valor para ser aplicado no município. Além de estar colaborando com os projetos em Marechal Rondon, os contribuintes também podem ter o valor do imposto diminuído, aumentar a restituição ou, ainda, gerar direito à restituição.
Para fazer as doações possíveis de dedução no exercício de 2007, é necessário um fazer o depósito até o dia 28 de dezembro para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, no Banco do Brasil, agência 0859-1, conta corrente 17.188-3. Em seguida, o contribuinte deve levar o comprovante do depósito na Secretaria de Ação Social, junto à prefeitura, e solicitar o recibo para comprovar a doação na hora de declarar o Imposto de Renda.
Marlise Ricardi lembra que a doação não precisa ser única, ou seja, pode ser feita em pequenas parcelas durante o ano todo que, somadas, serão lançadas de uma só vez na declaração do IR. Para mais informações e sugestões de aplicação dos recursos doados através do IR, os interessados podem entrar em contato com os integrantes da Amparo na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Rondon (Acimacar), ou do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Aplicação correta dos recursos
A Amparo tem a prática de acompanhar a aplicação dos valores doados ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, em projetos que atendem crianças carentes ou em situação de risco social. A exemplo disso está acontecendo a construção da cerca na Casa Lar Esperança, que derivou de um projeto da Amparo. Outros vários recursos foram captados na comunidade, como: doações de IR no exercício 2006, a Feijoada Bem Brasil em 2006, projeto Segurança e Solidariedade da Agrícola Horizonte e Syngenta e complementada com recursos da Secretaria de Ação social. “Contribuintes que tenham sugestões em que obras sociais devem ser aplicados os recursos podem entrar em contato com os integrantes da Amparo”, menciona, acrescentando: “Para mais informações sobre como destinar parte do Imposto de Renda ao Conselho Municipal, os interessados podem buscar informações com o seu contador, na Acimacar ou na Secretaria de Ação Social”, comenta.
Empresas parceiras
Marlise Ricardi agradece ainda o grande número de empresas e voluntários que são parceiros da Amparo, desde a sua criação. “Esperamos contar sempre com o apoio e com a responsabilidade de cada um frente à comunidade em que vivemos e juntos com a Amparo cumprir a missão de sermos esta ponte entre os três setores: público, privado e terceiro setor, produzindo ações efetivas visando a construção de uma comunidade mais justa e responsável”, destaca.