Representantes de nove Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs) do oeste do Paraná se reuniram no escritório do Sebrae/PR em Toledo, nesta quinta-feira (22), para um Encontro Regional. Na programação, além do networking entre os atendentes e a troca de experiências, também ganharam destaque temas como melhoria do atendimento aos empreendedores, estudo e análise de resultados, treinamento e atualização sobre as ferramentas dos PAs e projeção para os próximos meses.
Como tema central foi escolhido o mote “conexões de qualidade que geram impacto de ouro”. Uma analogia que, de acordo com o gestor estadual dos Pontos de Atendimento do Sebrae/PR, Luciano Campos, serve como apoio para reforçar a mensagem do encontro, que foca nas conexões, na interação e, principalmente, na capacitação.
“O Encontro Regional é uma continuidade do estadual, que fizemos em Curitiba, no primeiro semestre. Agora, o objetivo é dar continuidade às ações iniciadas no começo deste ano para que possamos fortalecer o que foi construído. Para isso, toda a programação foi pensada para os atendentes que trabalham na ponta, atendendo os empreendedores nos Pontos, então é uma oportunidade de capacitação focada em melhorar ainda mais a entrega aos empreendedores”, indica Luciano.
Programação
Os 20 participantes do Encontro se reuniram já pela manhã, em Toledo. Para iniciar a programação, o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, ministrou a palestra “Como gerar relacionamento com os clientes”. Depois, foi a vez de uma dinâmica com a ferramenta icode, disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae/PR, que atua para auxiliar os empreendedores a reconhecerem e identificarem os seus perfis enquanto empresários. Também foram realizadas dinâmicas sobre networking; dados qualificáveis dos Pontos de Atendimento, que colaboram para a pontuação que leva aos Selos de Referência, concedidos pelo Sebrae/PR anualmente aos Pontos que mais se destacam.
À tarde, a consultora Amanda Fagundes, ministrou a palestra “Experiência Sebrae”; foram trabalhadas as soluções ofertadas pelo Sebrae/PR para os PAs; a palestrante Geonice Zibetti ministrou a palestra “o impacto da imagem e comunicação assertiva” e a artista Mariane Yukari fez um encerramento sobre a importância de construir sonhos.
Inspiração e motivação
Josiane Maciel é do Ponto de Atendimento de Marechal Cândido Rondon. Para ela, a programação do Encontro Regional serve como motivação para os próximos meses do ano, principalmente porque oportunizou a troca de experiências entre os PA.
“Nesses momentos, nós conseguimos ouvir as dificuldades dos outros, aprender com os acertos e levar para casa muito conhecimento. É a chance que temos de agregar mais para que possamos levar um atendimento ainda melhor lá na ponta, para os empreendedores. Gostei muito das atividades em grupo porque elas incentivaram essa troca, que é importantíssima para que haja ainda mais desenvolvimento entre os Pontos”, conta.
De Guaíra, a atendente Adriana Teixeira garante que o Encontro foi um grande incentivador. Isso porque o Ponto de Atendimento da cidade vai iniciar as atividades até o final deste mês. Nesse sentido, ela conta que o evento foi uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos, já preparando a equipe para o novo espaço.
“Estar aqui, neste Encontro, tendo essa oportunidade antes mesmo da abertura é muito bom porque amplia nosso networking e nos dá a chance de ver de perto as boas práticas dos outros Pontos. Assim, escutamos as experiências dos demais, adaptamos o que há de bom para a nossa cidade e já vamos com mais fôlego para ver isso na prática”, celebra.
Resultados
Na região Oeste, são 16 Pontos de Atendimento distribuídos em 15 cidades (Cascavel, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Terra Roxa, Toledo e Vera Cruz do Oeste).
Juntos, de janeiro ao dia 22 de agosto deste ano, estes espaços realizaram mais de 6,9 mil atendimentos a mais de 2,3 mil empresas, além de 802 potenciais empresários. Resultado expressivo que, de acordo com Luciano, reforça ainda mais a importância deste trabalho.
“É nos Pontos de Atendimento que muitos empreendedores têm acesso às soluções do Sebrae/PR. E o nosso objetivo é desenvolver as pequenas empresas, porque, quando elas estão consolidadas, também fomentamos a economia dos municípios. Por meio desse trabalho, todo o ambiente se fortalece”, conclui.
Sobre os Pontos de Atendimento
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e universidades. Os espaços conectam micro e pequenas empresas aos produtos e serviços do Sebrae e seus parceiros. Os PAs ofertam orientações em áreas como gestão financeira, marketing digital, melhoria em processos, aumento nas vendas, inovação e gestão de equipe de trabalho – tudo de forma gratuita. No Paraná, são 83 PA, atualmente.
Por ASN Paraná