Região Oeste indica demandas prioritárias na área de energia

Nesta quarta-feira (21), foi a vez de Cascavel receber a oficina temática que a Fiep está promovendo em todas as regiões do estado para levantar as prioridades da indústria na área de energia. Cinquenta empresários e lideranças da região Oeste participaram do encontro, realizado na sede do Sindicato Rural de Cascavel, que deu prosseguimento aos debates iniciados com os Fóruns Regionais da Indústria.

Assim como vem ocorrendo nas outras regionais que já receberam o evento, os três principais desafios e oportunidades apontados pelos participantes em relação à temática tratada foram: a necessidade de infraestrutura e investimentos no setor, a qualidade e confiabilidade da energia e a eficiência energética.

Além da priorização das demandas, no encontro também foi apresentado o cenário do setor energético paranaense e o convênio firmado entre Fiep e Copel para realização do mapeamento energético do estado. Foi detalhada, ainda, a Rota Estratégica elaborada pelo Sistema Fiep, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio renovável.

Entre outras lideranças, a oficina em Cascavel teve as presenças do coordenador do Conselho Regional da Fiep no Oeste, Gilberto Bordin, do coordenador do Conselho Temático de Energia da Federação, Rui Londero Benetti, e dos presidentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon Oeste), Ricardo Parzianello, e do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (Sindirepa), Wanderlei Kuhn.

Próximas oficinas
Além de Cascavel, as cidades de Londrina, Maringá e Pato Branco também já receberam as oficinas temáticas sobre energia. As próximas acontecem em Guarapuava (Campos Gerais/Centro), no dia 27; Irati (Campos Gerais/Centro-Sul), no dia 28; e Ponta Grossa (Campos Gerais/Centro-Oriental), no dia 29. A programação será encerrada em 5 de setembro, com uma reunião em Curitiba.

A organização das oficinas temáticas está sendo conduzida pelos Conselhos Regionais da Fiep, instalados junto com a criação dos Fóruns para ampliar a representatividade da indústria em todo o estado. Os subsídios técnicos são apresentados pelo Conselho Temático de Energia da Federação, enquanto a Gerência de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade aplica a metodologia para priorização das demandas levantadas pelos participantes.

Publicado em 21/08/2024 - 10:25