O Ginásio da AACC foi palco, no último sábado (30), de uma tarde marcada pela solidariedade, alegria e cooperação durante a realização do Dia da Família Atípica, ação do Dia C – Dia de Cooperar, promovida pelo Conselho das Cooperativas da Acimacar, com apoio de diversas entidades e parceiros.
O Dia C é um movimento nacional do cooperativismo que coloca em prática valores como solidariedade e responsabilidade social, por meio de iniciativas que transformam vidas e fortalecem comunidades. Em Marechal Cândido Rondon, a ação teve como foco as famílias atípicas, em especial as atendidas pela APAE, ADEFIMAR, ASSINDAMAR e pelo Grupo de Apoio a Pais de Pessoas com TEA da Unioeste, oferecendo um espaço de lazer, acolhimento e integração.
A programação contou com uma série de atividades gratuitas: brinquedos infláveis, recreação infantil, pintura facial, esmaltação e design de sobrancelhas, massagem, atividades esportivas e aula interativa de tênis, oficina de artes, distribuição de frutas, pipoca e algodão doce. Também foram oferecidos atendimentos e orientações em saúde, aferição de pressão arterial, serviços odontológicos, orientações jurídicas, encaminhamento para exames de sangue, sensibilização para doação de sangue, palestra promovida pelo SESC sobre neurodesenvolvimento infantil, além de uma sala de regulação sensorial, pensada especialmente para atender pessoas com maior sensibilidade.
A ação foi organizada pelo Conselho das Cooperativas da Acimacar, que reúne as cooperativas Cercar, Copagril, Cresol Integração, Frimesa, Lar, Sicoob Confiança, Sicredi Aliança PR/SP, Unimed Costa Oeste e Uniprime Pioneira.
O evento contou ainda com a parceria do Conselho da Mulher Empresária da Acimacar, Cojem – Conselho do Jovem Empreendedor, Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (por meio das secretarias de Educação, Saúde e Esportes), OdontoTop – Hospital do Dente, Isepe Rondon, OAB Subseção Marechal Cândido Rondon, Sesc, Senac, Wild Tênis, Laboratório Pasetti e o apoio fundamental da AACC.
Segundo o vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar, Hugo Ferraz, o resultado superou as expectativas: “Foi fantástico. Tivemos crianças que nunca haviam experimentado atividades simples, como jogar tênis ou participar de uma oficina recreativa, vivendo momentos de descobertas e conquistas. É gratificante perceber o brilho nos olhos das famílias e ver que conseguimos proporcionar experiências únicas. O Dia C mostra, na prática, que o cooperativismo vai além das atividades econômicas: ele gera inclusão, aproxima pessoas e transforma a realidade da comunidade.”
O Dia da Família Atípica reforçou a importância da união entre cooperativas, parceiros, entidades e voluntários, mostrando que, quando há cooperação, é possível construir um mundo mais justo, solidário e inclusivo.