O projeto da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) que prevê o plantio de 44.572 ipês, ou seja, uma muda para cada habitante do município, a cada semana recebe mais apoio da sociedade. Até o momento, cerca de 38 mil mudas, ou seja, em torno de 85%, já foram “adotadas” por empresas e entidades rondonenses, garantindo assim o plantio da árvore.
Ontem (27), na sede da Associação Comercial, aconteceu reunião com loteadores de Rondon que se sensibilizaram com o projeto e com a importância da preservação do meio ambiente. Participaram do encontro o prefeito em exercício Valdir Port (Portinho), o presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Ursula Kayser, secretário de Coordenação e Planejamento, Arlen Güttges, coordenador do projeto alusivo aos 40 anos da entidade rondonense, Legário Gilberto von Mühlen (Beto), bem como demais integrantes da comissão organizadora das festividades, e os loteadores Edemar Wollstein, Nelson Dorzbacher, Armin Priesnitz e Elmir Port.
A partir de um termo de compromisso e parceria firmados entre o Poder Público municipal, Acimacar e os loteadores, será apresentada a proposta ao prefeito Edson Wasem para a criação do Bairro Jardim dos Ipês, na área localizada entre a Sorasa e a estrada que liga ao Clube Lira. São em torno de 750 terrenos que compõem a área, muitos ainda desabitados, e a proposta é plantar duas mudas de ipê em cada lote em locais que não há rede de energia elétrica. Com isso, devem ser plantadas em torno de mil mudas.
Bosque dos Ipês
Outra proposta é que na área seja criado o “Bosque dos Ipês”, local que poderá ser utilizado para pesquisa, educação ambiental, entretenimento e até mesmo para visitação dos turistas, se transformando em um novo cartão-postal da cidade.
Com a parceria, a Acimacar vai disponibilizar as mudas que foram cedidas pela Itaipu Binacional e, em contrapartida, os loteadores vão providenciar o plantio, conforme orientações técnicas repassadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Recebendo o aval positivo do prefeito Edson Wasem, a proposta deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores para ser aprovada.
LEGENDA: Momento em que o coordenador do projeto, Legário Gilberto von Mühlen, prefeito em exercício Valdir Port e presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, assinavam o termo de compromisso, ladeados por loteadores