Em torno de 100 pessoas, entre lideranças políticas e empresariais de Marechal Cândido Rondon, estiveram presentes na manhã de hoje (03) na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), oportunidade em que foi apresentado ao deputado estadual Elio Lino Rusch o projeto do Anel de Integração e Desenvolvimento e o projeto dos 40 anos de fundação da entidade rondonense.
O empresário Legário Gilberto von Mühlen (Beto), coordenador das atividades dos 40 anos, fez a apresentação das atividades programadas para comemorar as quatro décadas de atuação da Acimacar. Beto, na ocasião, informou que amanhã (04) chegam em Rondon as primeiras dez mil mudas de ipê roxo, amarelo, rosa e branco que serão plantadas no município, de um total de 44.572 - uma por habitante. Com isso, a distribuição e o plantio dos ipês já deve começar o quanto antes. Os interessados em retirar a muda podem entrar em contato com a Acimacar.
Em seguida, o coordenador do projeto do Anel de Integração, Arno Kunzler, fez uma breve explanação sobre o que é o estudo e sua importância para o desenvolvimento do município. De acordo com ele, ainda na gestão do ex-presidente da Acimacar, Eliseu Rheinheimer, começou-se o projeto que tinha como objetivo apontar as carências que Marechal Rondon possui na malha viária, principalmente visando o escoamento da produção.
Durante a gestão de Oldemar Rohloff, os trabalhos foram intensificados e as prioridades foram definidas. “Queremos fazer com que todas as forças políticas e empresariais estejam mobilizadas para pedir a mesma coisa, para que se possa articular para que a obra se torne realidade”, afirmou.
O arquiteto Arlen Güttges, responsável pela elaboração técnica do projeto, fez a apresentação do que é o Anel de Integração e Desenvolvimento e quais obras integram o estudo, tendo como mais relevante o Contorno Oeste, que ligaria a PR-467 à BR-163.
Total apoio
Após conhecer o projeto, o deputado Elio Rusch disse que é preciso pensar grande para se conseguir obras de tal envergadura e, para isso, é preciso também deixar de lado as questões políticas-partidárias. “O que interessa é o desenvolvimento do município, e não o partido em si. Quero parabenizar a Acimacar por chamar para si a causa”, declarou.
O parlamentar garantiu que levará o projeto e que se empenhará para que os governos federal, estadual e municipal se unam para cada um fazer a sua parte. “Eu não tenho a caneta na mão, mas temos o poder de representar o município para solicitar a inclusão da obra no Orçamento. Reafirmo aqui que sou um defensor convicto da necessidade da parceria público-privada. É preciso que haja essa parceria, mas o Poder Público, em contrapartida, precisa oferecer uma boa infra-estrutura”, afirma, acrescentando: “Podem contar comigo. Espero que o governador e o governo federal se sensibilizem com o projeto”, emenda.
LEGENDA: Após a apresentação dos projetos, o deputado Elio Rusch recebeu cópia do projeto dos 40 anos da Acimacar e do Anel de Integração e Desenvolvimento