A bola tem um significado especial na vida do empresário Darnes Kagiva, 43 anos, que há nove anos mora em Marechal Cândido Rondon. Jogador semiprofissional na juventude e fanático torcedor do Flamengo, daqueles que iam ao cinema para assistir o craque Zico e companhia no extinto Canal 100, programa que era transmitido há cerca de 30 anos, Kagiva construiu um empreendimento que leva seu sobrenome e que emprega hoje cerca de 200 pessoas.
A história de sucesso deste empreendedor começou quase por acaso. Com 21 anos, deixou a empresa onde trabalhava, o extinto Banco Nacional, em Toledo, para se dedicar à fabricação de bolas, primeiro na condição de funcionário de uma pequena indústria, a Meta Materiais Esportivos, depois como dono do próprio negócio. No começo, o apoio de amigos foi fundamental para que o negócio se transformasse em uma potência. “Graças a amigos como os empresários cascavelenses João Destro, Pedro Mufatto Junior e Marlene Vanzin e o toledano João Inácio Kreuz, do grupo Trento Brandalise, que compravam toda a produção e mantinham o estoque limpo”, lembra.
Hoje, as bolas fabricadas por Kagiva estão entre as poucas do Brasil licenciadas pela Walt Disney Co., gigante norte-americana do setor de entretenimento. Da linha de produção de Marechal Candido Rondon, uma das cinco fábricas do grupo, saem ainda bolas para multinacionais como Coca-Cola, Sonae e ainda empresas de grande porte como He-Happy, Banco do Brasil, Rede Extra Supermercados, Caixa Econômica Federal e Beto Carrero. O grupo está de olho agora no mercado chinês, o de maior potencial do mundo. As bolas são da linha iniciação, ou seja, para crianças, já que são mais leves e baratas, e são fabricadas nas modalidades de futsal, vôlei e basquete. A linha de produção é completa e agrega ainda a produção de câmaras, válvulas e estampas.
Um total de quatro milhões de bola são fabricadas por ano pela indústria, salto se comparar há 19 anos, quando a linha começava a operar com apenas 40 bolas por mês. Nas cinco fábricas do grupo também são produzidos redes esportivas, fantasias de super-heróis, skates, pufes e pranchas de surf.
LEGENDA: Empresário rondonense Darnes Kagiva: quatro milhões de bola são fabricadas por ano pela indústria
FONTE: O Paraná