Os diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), para a gestão 2009/2010, estiveram reunidos pela primeira vez com a nova presidente Ana Carolina Seyboth Kurtz na manhã de ontem (14). Na oportunidade, houve uma auto-apresentação de cada um e a dirigente da entidade explanou sobre as atribuições da diretoria e ouviu os anseios iniciais dos empresários.
Ana Carolina avalia como positiva a primeira reunião, haja vista que muitas ideias produtivas, segundo ela, foram apresentadas. “Um ponto que considero importante é a mescla entre a experiência de diretores que já vêm há muito tempo trabalhando as questões da Acimacar e essa visão nova de quem era somente associado e agora passa a ter a oportunidade de agir em prol deste associativismo que a Associação Comercial representa”, comenta.
A partir deste primeiro contato com os diretores, a presidente afirma que será possível no decorrer dos próximos 15 dias elaborar o plano de ação da entidade, que vai ser contemplado tanto com atividades já tradicionais além de novidades. “A cada reunião teremos um momento em que cada diretor poderá falar sobre o que gostaria de ver na Acimacar que nunca viu. Isso é uma possibilidade de cada um trazer para dentro da entidade a visão do que ainda não fizemos e podemos fazer para o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o diretor pode questionar o associado que não integra a diretoria sobre o que ele gostaria de ver na Associação Comercial que não viu ainda e, após, trazer estas ideias para a reunião para transformarmos em boas propostas”, salienta.
Diferente
Questionada sobre o que pode ser feito de diferente em relação a gestões anteriores, Ana Carolina ressalta que pretende proporcionar mais fórum de discussão de assuntos relacionados ao anseio o associado. “Podemos também trabalhar o desenvolvimento in company, ou seja, muitas vezes não existe tempo de trazer o colaborador da empresa associada para a capacitação na Acimacar. Por isso, pretendemos estudar uma forma de levar os treinamentos para as empresas dos associados, além de outras ações que vão surgindo no decorrer do tempo. Acredito que nos próximos 15 dias vou conseguir delinear as ações e inovações que serão possíveis promover, que possam fazer uma diferença e somar às ações que vão ser mantidas da gestão anterior”, destaca.
Maior per capita
Por meio de um ofício, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) confirmou, na última semana, que a Acimacar é a maior Associação Comercial per capita paranaense. Na opinião da nova presidente da entidade rondonense, isso é resultado das pessoas que trabalharam em prol da Acimacar. “Isso se deve a todo o arrojo e pioneirismo destas pessoas. Penso que nós temos em Marechal Rondon uma população com líderes setoriais, muito arrojados e que têm a percepção apurada, além de ser inovadores. Estes 23 presidentes que passaram pela entidade, com toda a mobilização de associados que ocorreu e as ações voltadas ao desenvolvimento é que fizeram essa representatividade e que a Acimacar se tornasse uma entidade de destaque no Paraná. Sócios-fundadores, presidentes que passaram e as pessoas envolvidas com toda a visão de futuro, sistêmica de Marechal Rondon, oportunizaram isso à Acimacar”, declara.
Expo Rondon
Por outro lado, na segunda-feira (13) a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, assinou um termo de permissão de uso do Centro de Eventos Werner Wanderer e de parte da área externa do Parque de Exposições Alvaro Dias, concedido pela Prefeitura de Marechal Rondon, para a realização da Feira da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços e Maquinário Agrícola, que integra as festividades da Expo Rondon.
De acordo com a dirigente da entidade, a exposição já começa a ser delineada e sugestões serão ouvidas para que a cada edição o evento se torne ainda melhor. “Existe manifestação de alguns vice-presidentes de que não devemos dar o enfoque somente na exposição de produtos e serviços, mas sim enfocar mais a prospecção, em que oportunize possibilidades de futuros negócios, já alinhavados na feira. Vamos estudar todos estes detalhes para definirmos a vertente de atuação que vamos fazer na exposição”, comenta.
Estandes
Sobre a comercialização de estandes, Ana Carolina explica que este trabalho ainda não teve início, apesar de já ter sido realizada uma pesquisa junto ao associado para sentir a repercussão da crise econômica na perspectiva do empresariado. “Tivemos uma aceitação muito boa e a grande maioria dos pesquisados estão dispostos a participar da Feira. Não começamos a comercialização de estandes ainda, mas já estamos fazendo a sondagem de mercado. Pretendemos manter os mesmos valores praticados em outros anos, imaginamos que isso seja um diferencial para o nosso associado, porque é o terceiro ano consecutivo que vamos trabalhar com o mesmo preço de comercialização dos estandes”, detalha.
Legenda: Presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz: “Acredito que nos próximos 15 dias vou conseguir delinear as ações e inovações que serão possíveis promover”
Crédito: Maria Cristina Kunzler