A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e o Jornal O Presente, como apoio da prefeitura e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e em parceria com a sociedade organizada, promovem no dia 04 de junho, nas dependências do Café Colonial, das 19h30 às 22h30, o evento Pacto pela Sustentabilidade, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho.
Ontem (05), os diretores deste diário, Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Coppetti, estiveram reunidos com a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, para definir detalhes do evento. “As discussões em torno do evento começaram com a perspectiva de ser um Fórum de Sustentabilidade, no entanto, nas lapidações se chegou à ideia de se criar em Marechal Rondon o Pacto pela Sustentabilidade, que vai mobilizar toda a sociedade em torno da criação de intenções de desenvolvimento sustentável para o município”, explica a dirigente da entidade.
Este ano o evento será voltado às águas, fundamentando o incentivo da construção de cisternas, inclusive com o Poder Público já tendo sinalizado positivamente que lançará uma cisterna modelo no Centro de Eventos para ser construída e inaugurada até a Expo’Rondon, no dia 25 de julho.
Para o evento, estuda-se a possibilidade de trazer o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, para ser o palestrante da noite, com o tema Desenvolvimento com Sustentabilidade. “Pretendemos, ainda, fazer a assinatura do Pacto pela Sustentabilidade com a comunidade rondonense, e assinar os protocolos de intenção da Acimacar, do Jornal O Presente, da Itaipu, da prefeitura, no sentido de trabalhar a conscientização do consumo de água potável no município”, comenta a presidente da Associação Comercial.
Cisterna
Durante a noite, deve ser assinado também um convênio entre o Distrito 4640 do Rotary Club, que será governado pelo rondonense César Scherer, Revista Amigos da Natureza e o Sesi, para a construção de cisternas em escolas localizadas nos municípios de abrangência do distrito. “A proposta é bastante ampla e muito interessante”, comenta Ana Carolina.
Na sua avaliação, atualmente se fala muito que Marechal Rondon está com problemas no que se refere à água e, por isso, toda ação que possa começar a criar uma cultura de conscientização do uso da água potável colabora para que o futuro seja mais seguro e tranquilo. “O pacto tem a intenção de começar uma mobilização e proposta de cultura para o cuidado com a água, que é tão importante para todos nós”, declara.
Evento inédito
Para o sócio-proprietário do Jornal O Presente, jornalista Arno Kunzler, é uma felicidade muito grande este diário participar efetivamente da idealização do evento Pacto pela Sustentabilidade em Marechal Rondon. De acordo com ele, não poderia haver momento mais oportuno para mobilizar todas as forças da comunidade, o Poder Público, as entidades de classe, as empresas, as associações, clubes de serviço e as pessoas que moram no município para firmar um compromisso pelo futuro. “A ideia do Pacto nasceu de várias reuniões entre a diretoria do Jornal O Presente, a diretoria da Acimacar, secretários da prefeitura e funcionários das entidades e vem ao encontro de tudo que se possa imaginar de melhor, de mais representativo e importante. Buscar a sustentabilidade em todos os setores é um imenso desafio e ele começa quando as pessoas colocam a ‘mão na massa’”, destacou.
Para o jornalista, ainda que as pessoas já estejam conscientes que precisam contribuir para mudar a realidade em que vivemos, normalmente as ações ficam nos discursos e nas palestras de motivação, afirma. “O que o Pacto propõe são ações, atitudes, mudanças. Só é possível mudar de forma significativa a realidade atual através de um pacto, em que todos se envolvem, em que todos comungam as mesmas expectativas e ajudam a fazer o que precisa ser feito. O Pacto pela Sustentabilidade é um acontecimento inédito e será marcante na história do município”, garante o empresário.
Legenda: Os diretores do Jornal O Presente, Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Coppetti, estiveram reunidos ontem (05) com a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, para definir detalhes do evento
Crédito: Maria Cristina Kunzler