Começa hoje o Pacto pela Sustentabilidade em Marechal Rondon
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post
O dia de hoje (04) deve ficar marcado na história de Marechal Cândido Rondon como a data que autoridades, lideranças e empresários, representando toda a comunidade, assumiram o compromisso com o futuro do município no que tange a garantir condições de sustentabilidade às gerações futuras. Isso porque terá início, em evento no Café Colonial do Parque de Exposições Álvaro Dias, às 19h30, o Pacto Pela Sustentabilidade. A iniciativa é liderada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) e Jornal O Presente, com o apoio da Prefeitura de Marechal Rondon, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional.
Conforme a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, e o diretor de O Presente, Arno Kunzler, o Pacto Pela Sustentabilidade tem o objetivo de construir, de forma conjunta e participativa, um conhecimento sobre a realidade ambiental do município, propondo ações que visem garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
 
Primeiros frutos
Para o evento de hoje estão previstas algumas ações já como fruto do Pacto pela Sustentabilidade. Uma delas é o lançamento do programa da Cisterna Modelo, a ser executado pela prefeitura rondonense através da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental. O reservatório será utilizado para abastecer o Corpo de Bombeiro Comunitário e para irrigar jardins e canteiros de logradouros públicos. Por iniciativa do Poder Público, também serão lançados, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o Concurso de Redação  “Água também se recicla: beba essa ideia” e a gincana socioambiental “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.
A Editora Amigos da Natureza, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Distrito 4640 do Rotary Club vão assinar convênio para o projeto “Águas da Chuva”, que prevê a gestão para construção de pelo menos uma cisterna em uma escola dos 84 municípios de abrangência do distrito rotário.
A programação será incrementada, ainda, com palestra sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável”, a ser proferida pelo biólogo e educador ambiental da Itaipu Binacional, Hélio Amâncio.
 
Ação continuada
Conforme os promotores do Pacto pela Sustentabilidade, dois momentos marcarão o evento da noite de hoje. O primeiro é o lançamento da Agenda Ambiental do Pacto pela Sustentabilidade. Ana Carolina explica que a agenda vai prever as ações para os próximos 12 meses, visando realizar os compromissos assumidos por todos com o Pacto pela Sustentabilidade. “O Pacto será discutido e divulgado mensalmente, como forma de colocarmos em prática as propostas”, acrescenta.
O segundo momento, aponta Arno Kunzler, será a assinatura do Painel Pacto pela Sustentabilidade pelos representantes da sociedade organizada presentes ao evento. O painel foi a forma encontrada pela organização para exteriorizar a público o compromisso assumido em trabalhar por ações em prol do meio ambiente e, consequentemente, pela sustentabilidade de Marechal Cândido Rondon. “O Pacto é um conjunto de ações a serem promovidas ao longo do tempo e, principalmente um compromisso assumido”, diz Kunzler.
Uma das preocupações dos promotores e apoiadores do Pacto pela Sustentabilidade é a garantia de que o que está sendo proposto vai ser realizado e terá continuidade. Por isso a importância da agenda, que será renovada a cada ano, e o painel, que deverá ser exposto para que a comunidade conheça as lideranças e autoridades que integram a iniciativa.
 
Crédito: Luciany Franco/O Presente

Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento