Mais uma ação do Pacto pela Sustentabilidade é concretizada
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do seu diretor geral Davi Félix Schreiner, oficializou ontem (29) a doação de 70 mil mudas de 71 espécies nativas à Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental. A ação faz parte do Pacto pela Sustentabilidade, promovido pela Acimacar em parceria com o Jornal O Presente, com apoio da prefeitura e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
As 70 mil mudas foram produzidas no viveiro da própria instituição de ensino. Com estas, a Unioeste alcança a marca de 1,5 milhão de mudas produzidas nos últimos quatro anos, as quais foram colocadas à disposição da comunidade. “Um milhão e meio de mudas para a recuperação de matas ciliares não é pouca coisa. Neste sentido, com estas 70 mil mudas estamos completando esta cifra e também contribuindo para chamar atenção a uma questão extremamente importante, que é a sustentabilidade”, afirma o diretor geral do campus.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, Jaimer Tasso, após o lançamento do Pacto pela Sustentabilidade agora surge uma segunda etapa, que são as ações práticas. “Hoje as mudas estão no município para serem entregues aos agricultores, para que seja feita a recomposição das matas ciliares em Marechal Rondon. Acredito que as atitudes em prol da sustentabilidade precisam ser desta forma. Só com ações concretas vamos conseguir resolver o problema ambiental. Não adianta só ficarmos falando o que precisa ser feito sem tomar nenhuma atitude. Precisamos fazer as coisas acontecer. A data de hoje é importante, porque estamos colocando em prática o Pacto pela Sustentabilidade, que é algo que já começou bem e de forma grande”, opina.

Retirada da muda
Qualquer pessoa interessada pode fazer a retirada de mudas de espécies nativas. Para isso, é importante que seja feita a reserva no Núcleo de Estações Experimentais, ou por meio do telefone (45) 3284-7904, sobretudo se a quantidade desejada for grande. Para tanto, será feito um cadastro do beneficiado para que a Unioeste tenha o controle de quem está recebendo as mudas e quantas foram entregues. “Não apenas os agricultores, mas moradores da cidade, entidades, colégios, enfim, qualquer interessado pode fazer a retirada de mudas. Desde já está sendo feita a distribuição na Universidade e penso que todos aqueles que se interessarem em retirar as mudas efetivamente estarão colaborando com o plantio, seja na cidade ou no interior, sobretudo para a recomposição das matas ciliares”, salienta Davi Schreiner.

Intenção real
Conforme a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, a ação da doação das 70 mil mudas é uma iniciativa valiosa e de concretização. Para a dirigente da entidade rondonense, isso demonstra que as assinaturas de termos de compromisso ocorridas no dia 04 de junho, durante o lançamento do Pacto pela Sustentabilidade, eram de intenção real. “A entrega das mudas aos agricultores ajuda com que eles cumpram uma exigência legal que tem se configurado como uma necessidade para a classe. Esta é uma primeira ação e as próximas já estão surgindo”, afirma.
Para isso, reuniões têm sido promovidas regularmente na Associação Comercial, com o objetivo de debater qual a melhor maneira de integrar e identificar as ações que serão feitas. “Estamos pensando agora no trabalho de uma cartilha que possa orientar ações básicas voltadas à sustentabilidade. Pretendemos colocar um formulário de inscrição de ações individuais para que possamos fazer um apanhado geral do que Marechal Rondon está fazendo já em prol do Pacto pela Sustentabilidade, para disseminar as ações e mais pessoas façam de forma pequena um contexto maior, cuidando de todos os recursos que envolvem a sustentabilidade em si”, explica.

Replantio de ipês
Além disso, como ação prática integrante do Pacto, será feito neste sábado (04) o replantio de 400 ipês, originados nas comemorações dos 40 anos da Acimacar, no ano passado. “Vamos ter toda a diretoria envolvida, prefeitura e outras entidades. No dia 04 de julho teremos mais uma ação e ao mesmo tempo estamos trabalhando com o objetivo de elaborar e montar a cartilha de ações voltadas às empresas e disseminação das ações junto à comunidade”, conclui Ana Carolina.

Crédito: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento