Por Assessoria Acimacar | Postado em: 03/08/2018
Acimacar adere à campanha Vote Certo e incentiva reflexão antes do voto

Há poucos meses das eleições, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) lança a campanha Vote Certo, com várias ações para chamar a atenção do eleitor para a importância do voto.

Disponibilizada às associações que integram a Coordenadoria, ao todo 46, a campanha também foi aderida pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

A Vote Certo é um convite à reflexão para que o eleitor analise antes de definir em quem votar e tenha em mente alguns questionamentos básicos sobre quais características o bom candidato deve reunir.

O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, explica que a entidade é apolítica, ou seja, não apoia este ou aquele candidato, entretanto, incentiva o eleitor a pesquisar e prestar atenção nos candidatos para votar com seriedade, já que um país depende, também, da atuação competente dos governantes.

“Muitas pessoas dizem que não gostam de política e não querem saber do assunto, mas é aí que está um dos grandes problemas da nossa sociedade. É necessário entendermos mais para que possamos formar uma opinião consistente e principalmente entender em quem não votar”, diz.

Gerson ressalta que a diretoria da Acimacar teve dois encontros com a professora e doutora em Política e Economia, Mirian Beatriz Scheneider, para entender melhor os movimentos do cenário Político-Econômico Nacional e Internacional e pautar os trabalhos da entidade.

“Tivemos muito claro o valor do voto no recente episódio da Paralisação Nacional e no quem tem acontecido no país. Precisamos desvincular a ideia de favores, por exemplo. O político que oferece benefício ao eleitor ou o próprio eleitor que aceita esta condição deve repensar a atitude e mudar de postura”, salienta.

O presidente destaca que a Vote Certo não é uma campanha engessada e é possível a qualquer momento ter alguma nova necessidade, possibilidade e/ou oportunidade de conscientização.

“Ela surgiu no planejamento da Caciopar e é importante a adesão como sistema associativista para criar uma identidade única e mais impactante, pois mostra a preocupação do sistema e não de uma entidade isolada”, pontua.

O projeto terá adesão de outras associações do estado, uma vez que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) também encampou a ideia e está fomentando-a em todo o estado.

A primeira etapa da campanha foi lançada em 20 de julho. A segunda, no dia 6 de agosto e a terceira, a partir de 21 de agosto. Os materiais podem ser usados por todas as pessoas que queiram participar e compartilhar a campanha.